Como Preparar Uma Superfície Para Pintar

Spread the love

Uma boa pintura e um bom acabamento começam pela preparação correta da superfície a ser aplicada a tinta. O primeiro passo em uma superfície de alvenaria é identificar se é uma pintura nova ou uma repintura. Vamos começar pela pintura nova:

No caso de pintura nova é necessário esperar primeiro a cura completa do concreto por 28 dias. Essa parte é muito importante pois se não houver a cura correta do reboco mais tarde poderão acontecer problemas como descascamento e desprendimento do reboco.

Após a cura do reboco você deve dar uma lixada e limpar para retirar partes soltas e poeira, depois disso é hora de aplicar uma mão de Selador Acrílico, ele uniformiza a parede e fixa as partículas soltas do reboco. Deixe o selador secar por pelo menos 4 horas e depois você pode escolher se irá aplicar a tinta direto ou se irá fazer uso de massa.

Se você escolher utilizar massa para um melhor acabamento fique atento ao tipo de massa escolhida. Para internas você deve usar Massa Corrida e para áreas externas ou molháveis ( banheiros, cozinhas, lavanderias …) utilize Massa Acrílica.

Para um bom acabamento você deverá aplicar de 2 a 3 demãos de massa com pelo menos um dia de intervalo entre eles para uma secagem adequada. Após a última aplicação, espere secar e depois lixe e limpe a parede. A próxima etapa é fazer a aplicação do Fundo Preparador de Paredes.

Por último é só fazer a aplicação da tinta, lembrando que você deverá dar pelos menos 2 demãos para uma cobertura uniforme sendo que dependendo da cor escolhida pode ser necessários mais demãos.

Preparação da Superfície para Repintura

Nos casos de repintura a primeira coisa a ser feita é analisar como está a pintura atual, se ela possui manchas, bolhas, descascamentos ou outros problemas. Caso apresente algum problema de umidade recomendamos contatar um profissional para aconselhá-lo. Em casos de descascamento da pintura você deve raspar as partes soltas, nivelar a parede caso necessário e lixá-la.

Nos casos de repintura sempre é necessário fazer uma boa limpeza da parede para tirar gorduras e sujeiras. Após a limpeza espere secar e depois aplica a tinta escolhida. Em alguns casos deve-se aplicar Fundo Preparador primeiro.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco.


Spread the love

Deixe uma resposta

Fechar Menu