Como São Feitas as Tintas

Spread the love

O importante a se saber é que a tinta é composta por 3 ingredientes básicos: Resina, Pigmento e Diluente. Em alguns casos a tinta pode levar um 4º ingrediente o Aditivo.

Resinas:
É o componente talvez de maior importância, são elas as responsáveis pela formação da película protetora, na qual a tinta se converte depois de seca. Elas são de diversos tipos e dão a característica que diferencia as tintas: acrílica, vernizes, esmaltes etc…

Pigmentos:
São os grandes responsáveis pelas cores, podendo eles serem ativos ou inertes. Os pigmentos inertes se encarregam de proporcionar lixabilidade, dureza, consistência e outras características. Já os pigmentos ativos são os responsáveis pela cor e cobertura.

Diluentes:
Os diluentes são utilizados durante as diversas fases de produção da tinta e são eles os responsáveis pela forma líquida da tinta e sua viscosidade.

Aditivos:
Esses são componentes especiais que modificam características da tinta tornando-as de secagem rápida, antibacteriana, antifúngica entre outros.

E como eu consigo ter milhares de cores produzidas na hora?
Na loja, o especialista irá fazer o trabalho de desenvolvimento de cor em que ele irá pegar uma BASE (pronta de fábrica) e irá misturar os CORANTES. São 12 corantes e cerca 3-5 bases diferentes que misturados proporcionam a produção de milhares de cores diferentes.

E como eu sei a qualidade da tinta?

O controle de qualidade das marcas é realizada pela ABRAFITI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas. Além disso existem diversas NBR’s (normas técnicas) que as marcas devem seguir, um exemplo é a NBR 15079 que classifica a qualidade da tinta em econômica, standard e premium.

Fonte: Livro ABRAFATI


Spread the love

Deixe uma resposta

Fechar Menu