Psicologia das Cores: Ouro & Prata

Spread the love

Nossa série sobre a psicologia das cores chega ao fim e para encerrarmos vamos falar sobre o ouro e o prata, duas cores advindas de metais que influenciam seus significados. 

Ouro é a cor da beleza, existem 19 tons de dourado: castanho ouro, louro ouro, ouro antigo e ouro clássico são alguns.

O ouro é algo raro e ao mesmo tempo existe no mundo todo. Quando se pensa em ouro logo vem a mente dinheiro, sorte e luxo.

Fortuna é nome da antiga deusa grega da felicidade, seu nome significa tanto riqueza quanto sorte. O ouro está ligado a felicidade, a combinação ouro-vermelho-verde é o acorde da felicidade: dinheiro, amor e saúde. 

Qual é a cor da medalha de primeiro lugar: ouro. Ouro é a cor do mérito. Os grandes prêmios são dourados: Palma de Ouro, Bambi de Ouro, Globo de Ouro, até o Oscar é uma estatueta dourada. Orgulho, fama e mérito são significados do ouro.

O ouro é resistente, não oxida nem enferruja. Não se joga fora ouro, se recicla, se retrabalha. É a cor da durabilidade, das bodas de ouro.

Essa é a cor da beleza, da pompa e da solenidade. As vestimentas dos reis e poderosos eram bordadas com fios de ouro. Vestidos na cor dourada são brilhantes e usados em ocasiões especiais. Essa é a cor do luxo, uma caneta esferográfica feita de ouro se torna luxuosa, metais sanitários dourados tornam-se luxuosos, o ouro é luxo.

Na publicidade  e no design das embalagens o ouro foi utilizado de forma tão corriqueiro que acabou se transformando em cor da cafonice, o ouro falso e em excesso é ostentação pura.

O prata é a última cor que nos vêm ao pensamento, primeiro a associamos ao metal precioso e depois já a comparamos ao ouro. Dizemos Ouro e prata, o prata é sempre o acompanhante, o segundo lugar. Existem 20 tons de prata: branco platinado, brilho de cromo, cinza metálico e prata novo são alguns deles.

O prata é a cor da velocidade e do dinamismo. O prata das rodas de carro, dos aviões e foguetes. A prata sempre precisa estar em uso, deixada de lado ela enegrece, ela precisa estar em movimento.

A prata é o metal precioso mais utilizado pois é vinte vezes mais abundante do que o ouro. É um metal prático. O ouro é valioso demais para as transações do dia a dia, com a prata se pagam as contas. O prata está mais vinculada a cobiça e a avareza do que ouro. Judas Iscariotes traiu Jesus por trinta moedas de prata. 

O ouro e prata são como o Sol e Lua, representam o homem e a mulher. Assim como a Lua, a prata pertence à noite e às suas forças mágicas. A luz da lua é prateada, a neve tem reflexos prateados, a prata sugere frieza, é um cor invernal. 

O prata é a cor do moderno, da tecnologia e funcionalidade. Aço,alumínio, cromo, níquel, titânio são os materiais do design moderno. O prata corresponde à discrição, um atributo da elegância. Quem se veste de dourado quer se mostrar, quem escolhe o prata não tem necessidade de se exibir.

Se você quer saber mais sobre cores não deixe de ler nossos outros posts sobre o assunto é só clicar na aba INSPIRAÇÃO no menu superior.

 

 

Fonte:

Esse post foi escrito baseado no livro A Psicologia das Cores: como as cores afetam a emoção e a razão de Eva Heller.


Spread the love

Deixe uma resposta

Fechar Menu