Psicologia das Cores: Vermelho

Spread the love

As cores são fenômenos ópticos resultados da reflexão ou absorção da luz nos materiais e depois analisadas e traduzidas pelo nosso cérebro. Apesar de não ser algo material as cores são de extrema importância em nossas vidas. Elas nos permitem identificar objetos, saber quando algo está bom para ser ingerido e nos avisam do perigo. 

Elas também transmitem sensações e significados, sendo o estudo da psicologia das cores muito usado nas área de design, propaganda e nas artes. Nesse post nós iremos focar na cor vermelha e suas interpretações. 

Ao se estudar a psicologia das cores e seus significados é importante saber que o contexto é um fator determinante. O azul em um quarto pode ser calmante mas em alimentos é estranho, além disso as cores podem adotar diferentes significados segundo a cultura de um povo e suas sensações podem ser diferentes quando em conjunto com outras cores. 

Existem 105 tons diferentes de vermelho, desde o cereja ao vermelho rubi. Essa é a terceira cor que as pessoas mais gostam, 12% dos homens e das mulheres afirmaram ser sua cor preferida e 4% das pessoas disseram ser a cor que menos gostam. O vermelho possui dois grandes simbolismos: o vermelho é fogo e é sangue.  

O sangue em muitas culturas representa a vida e força, por isso essas características também são conferidas ao vermelho. Essa é a cor da coragem e da potência. É a cor das paixões, do amor e do ódio. Apesar de significados tão contraditórios aqui vemos a importância do contexto. Vermelho acompanhado de rosa e branco poderá ser amor, já acompanhado de preto será o ódio.

O vermelho é uma cor quente, vermelho-amarelo-laranja são as cores das chamas. Por muito tempo o fogo foi venerado como poder divino, ele aquece e dissipa as forças da escuridão. O fogo assim como as paixões consomem. O vermelho é calor, energia e desejo.

Essa é a cor da guerra, da agressividade e da ira. É a cor do proibido e do perigo. Tipicamente no simbolismo o vermelho é a cor do masculino: força e agressividade. Já o azul passivo e delicado é a cor do feminino.

Por sua conexão com as paixões o vermelho também é a cor do imoral. O diabo e o inferno são vermelhos. É a cor da luxúria. Vermelho-rosa-violeta são as cores do amor e do erotismo, da sedução e sexualidade. 

O vermelho é uma cor que se projeta, ela é sonora e se aproxima do observador. Ela não fica em segundo plano. É uma cor próxima e extrovertida. Ela também é a cor da felicidade e da alegria de viver, afinal qual é a cor da roupa do papai Noel? 

Essa é a cor mais utilizada em bandeiras. Historicamente essa é a cor das bandeiras de guerra e dos ideais. Ela é cor da liberdade, dos trabalhadores, do socialismo e do comunismo. 

No design essa cor é utilizada por várias marcas de fast food por indicar velocidade e dinamismo. É uma cor que traz agitação ideal para lugares que necessitam de energia e não adequada para locais em que se faz necessário descanso ou concentração como quartos e salas de aprendizado.

Você pode conferir nosso post sobre o AZUL e para saber quando sai os nossos próximos posts sobre cores você pode nos seguir no INSTAGRAM, FACEBOOK ou PINTEREST.

 

 

Esse post foi criado com base no livro A PSICOLOGIA DAS CORES: Como as Cores Afetam a Emoção e a Razão da escritora Eva Heller.


Spread the love

Deixe uma resposta

Fechar Menu